Pages

Subscribe:

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

É verdade ou mito? Decifrando as lendas da beleza

Oi meninas,

Até que enfim algo para esclarecer os mitos e lendas que vemos sempre por aí, sobre este universo da beleza.

Vamos conferir então o que é mito e o que é verdade?
Super legal essa reportagem do O Globo.


Chá de camomila clareia o cabelo?

FERNANDA TASSARA: Se o cabelo já for loiro natural ou tingido com essa cor, esse chá proporciona reflexos iluminados e não um clareamento, pois o tom dos fios não vai mudar com o chá. A camomila possui componentes químicos que realçam a cor. Se usar o chá e logo depois tomar um banho de sol, o efeito será ainda melhor. A camomila também é ótima para tirar a oleosidade do cabelo.

Os cabelos se acostumam com os xampus?
FERNANDA TASSARA: De fato, os componentes de cada xampu, com um tempo longo de uso, podem acabar impregnados no cabelo, deixando-o mais oleoso ou com a aparência de pesado. Recomendo alternar uma ou duas marcas ao longo da semana para oferecer ativos diferentes às madeixas. Além disso, é sempre interessante combinar a linha do xampu e do condicionador, que são complementares entre si.

Cloro deixa o cabelo verde?
FERNANDA TASSARA: O que deixa o cabelo verde é o sulfato de cobre, que é utilizado para o tratamento da água da piscina, juntamente com o cloro. Esse metal se liga à queratina dos fios e acaba deixando a pigmentação do cabelo esverdeada. Mas essa reação só acontece nos cabelos claros porque eles têm o fio poroso, o que torna mais fácil para o metal penetrar no cabelo.

Dormir com os cabelos molhados prejudica a raiz?
FERNANDA TASSARA: A umidade associada ao abafamento e calor provocado pelo travesseiro pode produzir uma proliferação de fungos e, consequentemente, provocar a queda dos fios, além de aumento da oleosidade.

Xampu sem sal é melhor que xampu com sal?
FERNANDA TASSARA: O xampu com sal ajuda a retirar resíduos do cabelo. Porém, se os fios estiverem ressecados, o sal tende a tirar um pouco da oleosidade natural e, assim, ressecar ainda mais o cabelo. Mais importante do que escolher um xampu com ou sem sal, é ver o pH (nível de acidez) do produto na hora da compra. Se estiver maior do que 7, o cabelo tende a ficar ressecado e com frizz.

Usar reparador de silicone no cabelo queima as pontas?
FERNANDA TASSARA: Não, mas costumo indicar o uso de reparadores à base de óleo de argan que tem efeito maravilhoso nos cabelos. Em geral, o silicone é difícil de ser eliminado no banho, o que pode resultar em fios opacos e sem vida.

Prender o cabelo molhado quebra o fio?
FERNANDA TASSARA: Sim. Prender os cabelos molhados mantém os fios úmidos, o que os enfraquece e os resseca, além causar queda por quebra.

Lavar o cabelo todo dia faz mal? E esfregá-lo na hora de enxugar?
FERNANDA TASSARA: Lavar os cabelos todos os dias pode retirar a oleosidade natural que a pele produz para proteger os fios, e eles poderão ficar ressecados. Isso se aplica aos cabelos mais secos. Não há problemas em lavar diariamente se for um cabelo muito oleoso. O ideal deve ser avaliar o tipo de cabelo, para então se estabelecer uma frequência diária ou de dias alternados, por exemplo.

As fases da lua influenciam o corte?
FERNANDA TASSARA: Não existe nenhuma pesquisa científica que comprove isso.

Vinagre de maçã dá brilho?
FERNANDA TASSARA: Sim. O vinagre serve para equilibrar o PH do couro cabeludo e do fio.

E então? Gostaram das dicas?


Até breve...

Bjs

Jackie

0 comentários: